
Um Sonho se Realizando
Em se tratando de pedidos de casamento, todos seremos sempre principiantes. O momento, sem dúvida, será inesquecível, mas será consideravelmente diferente, dependendo do perfil e da história de cada casal. Não há muitas regras para o rito, mas você, certamente, vai lidar com muitos sentimentos, joias, tradição e planejamento. Soma-se a tudo isso o elemento surpresa, essencial a um pedido, e você estará lidando com um punhado de variáveis um pouco complicadas em sua jornada para um pedido de casamento memorável. Então, tentamos reunir 40 coisas que você precisa saber antes de dizer as famosas palavrinhas “quer se casar comigo?”.1. Você já sabe o que ela vai responder?

“Quer se casar comigo?”. Essa é uma das perguntas mais importantes que você fará na vida. No entanto, ela tem uma característica um pouco diferente da maioria das perguntas: você já sabe a resposta. Você tem de saber a resposta! Sem titubear, seu coração sabe que ela vai dizer sim. Talvez o mundo inteiro também já saiba!
Todo o processo, da sua decisão de pedi-la em casamento até o pedido de fato, envolve muitas emoções, principalmente ansiedade. No entanto, trata-se daquele friozinho gostoso na barriga. Pergunte para conhecidos que já passaram por isso para confirmar. Portanto, se tudo isso se transformar em tensão, pois você pretende fazer o pedido de casamento para só então descobrir o que ela vai dizer, certamente, você está se adiantando um pouco. Nesse caso, seja prudente e aguarde até que você saiba a resposta.

2. Devo ficar de joelhos na hora do pedido de casamento?
Pode parecer um pouco fora de moda ou tradicional demais para algumas pessoas, mas ficar de joelhos na hora do pedido de casamento é um símbolo muito forte, que diz muita coisa. É um dos pedaços do código do amor, que ela decifrará rapidamente. Veja algumas imagens de pedidos de casamento e perceba as poderosas reações desencadeadas por esse simples gesto. Ele, sem dúvida, vai colaborar para que o momento fique marcado para sempre na memória do casal.

O anel de noivado é a joia do pedido de casamento. Este é o momento de surpreender a pessoa amanda com algo pensado e planejado por você. Nesse processo, um membro do casal está no controle da situação, pois vai planejar algo romântico sem que ela desconfie que algo especial vai acontecer.
As alianças já aparecem em um segundo momento, no casamento. Agora não é mais hora de surpresas, mas sim de planejamento e o casal passa a planejar as coisas juntos.
*No Brasil, as alianças também são usadas como símbolo do noivado e pedido de casamento.
4. Você sabe o significado do anel de noivado?
Claro que você pode ir direto ao ponto. Sem rodeios. Pode desenhar o seu amor em linhas retas e precisas, pode ser pragmático na hora e praticar a engenharia sentimental mais germânica. E sim, isso pode até dar certo. Afinal, no amor e na guerra…
Mas não é sobre guerra que estamos falando, certo? O amor não é só mecânico e funcional. Ele requer cuidado. É um bicho que pede voltas e floreios, um combustível para a paixão. O amor quer vazar por todos os poros, e tentar segurá-lo é como tentar segurar água entre as mãos. Simplesmente não funciona. E aí? Aí perde a graça. O amor, meu caro, faz você ser quem você realmente é. Faz você se sentir vivo.
E o que você sente, em última análise, é o que fica. A vida é essencialmente essa bagunça, um coquetel de emoções e lembranças, e é esse o gosto que faz ela valer a pena.
O amor vive dos detalhes aparentemente desnecessários. Como um anel de noivado. Pra que usar anel antes, se você já vai casar?
Porque ela sonha com esse pedido de casamento. Porque ela vai lembrar todos os dias, ao acordar, daquele momento. Imagine toda a antecipação e a lembrança constante do que está por vir. Cada vez que ela olhar para aquela argolinha no dedo dela, vai vir o frio na barriga e a contagem regressiva, todas as promessas e os planos feitos a dois. Um mês, um ano, não importa o quanto dure. Dura o suficiente.
Vivemos assim, alegoricamente, e esses pequenos símbolos são pedacinhos daquilo que temos de mais humano. Nosso pequeno carnaval particular. Por que tomar um banho, se você vai se sujar depois? Ou cortar os cabelos, se voltam a crescer? Por que sair da cama de manhã? Quando você pensa assim, muito pouca coisa faz sentido. Um anel noivado vira só mais um status de facebook. O amor, visto desse jeito, é um grande despropósito. Insensato e bobo. E aí é o fim de todas as aventuras e descobertas.
Mas isso é conversa de quem nunca amou. Na República Popular do Amor, a burocracia mata os símbolos e afoga exatamente aquilo que nos faz vibrar.
Particularmente prefiro ser do avesso, bobo e insensato. Prefiro amar.

Para facilitar a sua vida, pesquisas e até o senso comum apontam que são raros os casos de pessoas que não ficariam felizes em ser pedidas em casamento com um anel de noivado ou aliança. Até as mulheres mais modernas, que não ligam para tradição, criam algum laço emocional com essas argolinhas, pois, como você já leu anteriormente, o significado transcende à joia, que acaba simbolizando algo muito maior.
Este é um ponto super delicado e você deve ter o bom senso para considerar todas as variáveis. Portanto, se ela bate o pé que não gosta de joias e prefere gastar o dinheiro em uma viagem, por exemplo, não faz sentido algum concentrar suas energias em diamantes e ouro. No entanto, mesmo nesses casos, vale muito a pena levar um anel consigo para o pedido de casamento, já que o símbolo é muito poderoso. Apenas ajuste a sua mira e orçamento para algo mais simples e menos dispendioso.
6. Você sabe em qual dedo se usa o anel de noivado?

Se ela for pedida em casamento com um anel de noivado, ela usará a joia no dedo anelar da mão esquerda, do momento do pedido até o altar. Neste caso, quando há apenas anel de noivado, o noivo fica todo o noivado sem usar nada nas mãos. No dia do casamento, o anel de noivado ficará preso pela aliança, no anelar da mão esquerda.
Se o pedido foi feito com alianças, o casal usará a joia no dedo anelar da mão direita durante o noivado. Após o casamento, as alianças passarão para o dedo anelar da mão esquerda.
7. O que é quilate?
O quilate é um termo muito comum na joalheria. No entanto, pode causar um pouco de confusão, pois há dois significados muito distintos para o mesmo termo.
Quilate simbolizado pela letra K – Utilizado como medida de pureza para o ouro. Nesse caso, o quilate expressa a quantidade de ouro em determinada liga. Uma liga com 100% de ouro, ou de ouro puro, é uma liga de 24K (vinte e quatro quilates).Quilate simbolizado pela sigla ct – O quilate também é usado como unidade de peso para diamantes e outras gemas. Nesse caso, a quilatagem, ou peso de gemas, é representada, internacionalmente, pela abreviatura ct. Um quilate equivale a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g). Assim, quando dizemos que determinada joia tem 1ct (um quilate) de diamantes, estamos dizendo que o peso de todos os diamantes dessa joia é 0,2g.8. Você sabe o que é ouro 18K?O ouro é um metal fascinante por sua beleza e por suas propriedades peculiares. Ele, em seu estado puro (ouro 24K), é um material muito maleável e frágil, que pode ser amassado e dobrado facilmente. Você já viu, certamente, em desenhos animados e em filmes personagens mordendo barras ou moedas de ouro para verificar a autenticidade do metal. Agora você já sabe o motivo: a ideia é tentar amassar o metal.

Como você acabou de aprender no item anterior, o ouro puro é o ouro 24K. Esta notação diz que, de 24 partes do metal, 24 são de ouro. Assim, o ouro 18K é uma liga que, de 24 partes, 18 são de ouro e 6 partes são de outros metais. Também chamado de ouro 750, por se tratar de uma liga de 75% de pureza, o ouro 18K é o mais utilizado pela indústria joalheira moderna e o padrão mais aceito pelo mercado.
Por que os joalheiros utilizam a liga de ouro 18K na fabricação de joias? Como o ouro puro é muito maleável e frágil, podendo ser amassado e dobrado facilmente, é necessário misturá-lo a outros metais, formando ligas mais resistentes, como o ouro 18K. Os outros metais utilizados na liga podem ser, por exemplo, o cobre, o zinco, a prata ou o paládio. As quantidades desses metais presentes na liga são fatores determinantes na qualidade, cor, resistência e brilho.
9. Você sabe o que é ouro branco?
O ouro, em seu estado natural, é amarelo. Então, se o metal é amarelo, como são confeccionadas as belas joias e anéis solitários em ouro branco?
O ouro branco também é uma liga metálica de ouro 18K. Lembre-se que essa liga é formada de 18 partes de ouro puro, misturadas a outras 6 partes de outros metais. No caso do ouro amarelo, o ouro é misturado, principalmente, ao cobre. Já no caso do ouro branco, metais como o paládio, prata e níquel corrigem o tom amarelado natural do ouro puro. A liga mais comum para se obter o ouro branco é formada por 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de paládio (pureza de 75% = ouro 18K).
No entanto, para um joia com aspecto prateado vivo e brilhante, não basta apenas a utilizar a liga de ouro branco 18K, já que ela possui pouco brilho e tem um aspecto acinzentado. Portanto, para se extrair o máximo de beleza das joias com tons prateados, as ligas de ouro branco são banhadas com um metal precioso (mais raro e valioso do que o ouro) chamado ródio, que é da mesma família da platina.